Parto
CHN - Complexo hospitalar de Niterói
Parto humanizado
Parto da Ana Lua
Eu começo o meu texto dizendo: que a experiencia fotográfica documental de parto é algo que inesquecível.
Bem cedinho, por volta das 6:20, meu celular toca aquele sino do WhatsApp com uma mensagem. Lá estava uma foto de monitoramento das contrações da mamãe Girlene, que recebi do Vagner, pai da Ana Lua, todo orgulhoso por saber que a hora do parto estava chegando.
Fui ao encontro deles em casa para darmos início ao documental de parto. Só pra terem uma ideia, o trabalho de parto durou 12 horas e nem percebemos a hora passar!
O médico obstetra, Dr. Gustavo, é um ser iluminado, inteligente e tem a experiência do parto humanizado. Deu total atenção que toda gestante merece, sem falar no carinho e responsabilidade de sua equipe. A enfermeira obstétrica Yasmin, com sua massagem e monitoramento de parto fez toda a diferença.
Mas o que é e como deve ser um parto humanizado?
O parto é um momento único e de grande intensidade, uma experiência marcante na vida de uma mulher.
Portanto para OMS (organização mundial da saúde), a humanização do parto é um conjunto de práticas que promovem o nascimento saudável e a prevenção da mortalidade materna e perinatal, incluindo o respeito ao processo fisiológico e à dinâmica de cada nascimento.
No parto natural a mãe precisa se sentir capaz de dar à luz com apoio de uma equipe especializada e humanizada, as decisões da mulher devem são respeitadas afim de que o bebê venha ao mundo dentro das condições e desejo da mãe, sem falar no estímulo da autoconfiança da mulher.
O parto humanizado é um direito da mulher, entre outros benefícios para o bebê e recuperação da mãe neste processo.
A Ana Lua veio ao mundo e fomos todos contagiados por alegria e emoção. No primeiro instante do nascimento, pai e mãe tiveram a oportunidade de tocar sua pele, e sentir o cheirinho doce de bebê, pois esse era relato da mãe Girlene. Ana Lua sentiu o calor nos abraços de seus pais e o amor verdadeiro.
O espaço era calmo, com luzes baixas, tinha banheira, chuveiro, cama de apoio, cadeira ampla e todo apoio e privacidade humana que toda mulher merece. Tudo ao seu redor era positivo, éramos uma única torcida, celebrávamos o nascimento, a vida, e naquele momento não pude deixar de relembrar dos meus filhos e que havia passado por este momento.
Ali iniciou uma nova história para este casal e tenho certeza que eles nunca mais serão os mesmos e essa data jamais será esquecida. É o início de uma jornada. Porque nada mais parece ser como era antes e tudo parece ser completo.
Eis o milagre da vida!
CHN - Complexo hospitalar de Niterói Maternidade
Tags
partohumanizado meuobstetra partonatural analua contracoes mulher gestantes chn mamae papai fotografiadocumental historiasdeamor obstetra obstetricia doula obstetriz enfermeira