Você está gravida e faltam alguns meses de gestação pela frente, você se pergunta; com quem posso contar até o dia do nascimento do meu bebê ?
Para algumas pessoas essas perguntas podem ser simples de se responder e por incrível que pareça para outras causam ansiedades e estresse só de pensar no "assunto".
Calma, há soluções para estas perguntas.
É preciso antes de mais nada escolher a equipe certa para o seu parto, além de um ambiente que lhe traga harmonia e paz.
Do pré natal ao trabalho de parto normal ou nascimento busque de imediato um grupo de apoio.
Há duas equipes que irão fazer parte deste time:
A equipe de especialistas trabalho de parto e a do apoio familiar ou amigos, com objetivos comuns, vencer juntos essa barreira sem conflitos que tanto necessita.
Seu Obstetra:
É preciso se certificar na escolha da equipe médica, faça perguntas afim de conhecer melhor o trabalho no período pré-natal ou sobre o parto.
Seu médico obstetra precisa ser respeitoso e responder todos os seus questionamentos e tirar duvidas sempre que necessário, sempre!
Você sabia que todo profissional precisa ter um descanso ou dia de folga e existe a chance dele não estar disponível na data certa.
No entanto, se isso for de extrema importância pra você é preciso diminuir as chances de “outro” médico assistir você na sala de parto. Escolha o obstetra certo para pré-natal e ele apresentará sua equipe e seus resultados.
Durante o processo pergunte as gestantes que ele assistiu se forneceu apoio e incentivo em todo período ou como foi a experiencia do trabalho de parto com o médico(a).
É importante ressaltar que não se pode esperar até o trabalho de parto começar para escolher o médico (a) obstetra.
Sua enfermeira obstétrica:
Se você escolheu um hospital em especifico, sua enfermeira obstétrica será parte da equipe de saude. Ela ficara mais tempo com você do que outra pessoa. A comunicação deve ser aberta e aos seus desejos tambem, dentro da normalidade.
Tenha uma comunicação aberta pois ela a "enfermeira obstétrica" se tornará a sua maior defensora.
Existe a enfermeira obstétrica e doula de profissão ao mesmo tempo.
Sua Doula:
Doulas existem para gestantes e não para as mulheres que querem "ser naturais", elas são um recurso valioso antes e durante o trabalho de parto.
Assim como seu medico obstetra é importante conhecer a doula durante o pré natal e não no dia do trabalho de parto. A doula tem o conhecimento benéfico e comprovado que fazem diferença no trabalho de parto e apoio a mulher.
É importante escolher alguém faça você se sentir confortável ou melhor uma doula que respeite o seu desejo. Elas tem a habilidade de falar por você sem alienar a equipe do hospital.
Sua família e amigos:
Alguns relacionamentos criam “certos” conflitos para mães e pais neste dia em especial a família e amigos durante processo do trabalho de parto ou nascimento.
Defina regras de etiqueta e comportamentos.
É um dia privado para as pessoas que você deseja estar presente mas com a tecnologia nem todo mundo precisa estar lá, contrate um fotografo especialista para registrar o grande dia.
O nascimento não é para espectadores ou evento aberto.
Evite receber muitas visitas neste dia ou pós trabalho de parto você precisará descansar após uma epidural caso necessário e a última coisa que precisa é de família e amigos especulando sobre.
Para evitar tais decisões durante o trabalho de parto, dialogue essas coisas com seu parceiro, mãe ou amigos e doula antes do início do parto. Caso queira evitar parte deste conflito, reduza ao mínimo as ligações telefônicas avise apenas que entrou em trabalho de parto.
Após toda calmaria e com o bebê no seus braços e após descansar você poderá fazer as ligações que quiser.
Logo após o parto, você vai querer descansar e ter a intimidade com seu bebê.
Já em casa aos que forem lhe fazer uma "visitinha" peça presentes comestíveis, por falta de tempo para cozinhar com um bebê recém-nascido!
Todo nascimento é uma experiência maravilhosa e transformadora que merece ser lembrado e guardado para o resto da vida.
Emanuel Lopes